Reprodução/YouTube

HQ/Livros

Notícia

George R. R. Martin critica adaptações de livros para cinema e TV

Criador de Game of Thrones diz que produtores tentam melhorar obra, mas quase sempre fracassam

29.05.2024, às 10H59.

George R. R. Martin não parece estar muito contente com as recentes adaptações audiovisuais que tem sido feitas a partir de livros. Em seu blog pessoal, o criador de As Crônicas de Gelo e Fogo, série literária que serviu de base para Game of Thrones, abordou o assunto.

O tópico surgiu em um texto no qual Martin falava sobre uma conversa que teve com Neil Gaiman (Sandman) em 2022. "Pouco mudou e as coisas pioraram. Em todo lugar que olho, há mais roteiristas e produtores ansiosos para pegar grandes histórias e transformar em algo deles. Parece que não importa o material original e de onde ele veio", disse o autor americano.

Martin seguiu e citou vários autores que foram adaptados para cinema e TV, como Jane Austen, Ian Fleming, J. R. R. Tolkien, Mark Twain e Stan Lee. "Não importa o quão importante um autor é, não importa o quão bom é o livro, sempre haverá alguém para colocar as mãos na obra achando que pode fazer melhor, ansioso para 'melhorar' alguma coisa", disse Martin. "Eles dizem 'O livro é o livro e o filme é o filme', como se fosse algo profissional. E então eles fazem da história algo deles. E eles nunca melhoram nada. Em novecentas e noventa e nove vezes de mil, eles pioram", completou.

Vale lembrar que, além de Game of Thrones há outra obra adaptada dos livros de Martin: A Casa do Dragão

A série protagonizada por Emma D'Arcy, Matt Smith e Olivia Cooke estreia sua 2ª temporada em 16 de junho na HBO e na Max.