Cena de Moana 2

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Moana 2 | Franquia é acusada de plágio na justiça

Animador afirma que Disney reaproveitou ideias de um roteiro antigo

Omelete
2 min de leitura
11.01.2025, às 10H35.

A Disney foi acusada na justiça de plágio sobre os dois filmes da franquia Moana. O animador Buck Woodall entrou com processo contra o estúdio na última sexta-feira (10), submetendo os documentos à corte federal da Califórnia.

Segundo o Hollywood Reporter, Woodall afirma que a Disney reaproveitou elementos do roteiro que ele escreveu para um filme chamado Bucky, que nunca foi lançado. Como os dois Moana, o projeto se passava em um vilarejo de uma tribo polinésia, seguindo jovens que desafiavam os seus pais e embarcavam em uma viagem para salvar o lar, encontrando espíritos com poderes de se transformar em animais no caminho.

Ainda segundo Woodall, o plágio teria acontecido em 2003, quando ele submeteu o roteiro e um trailer de Bucky para Jenny Marchick, diretor da Mandeville Films que na época tinha um acordo com a Disney. Ela teria pedido materiais extras ao animador, prometendo-o que o filme ganharia aprovação para ser produzido pouco depois —sem citar a Disney. Ela atualmente é chefe de desenvolvimento de cinema na DreamWorks Animation.

O processo não é novo na justiça. Em novembro do ano passado, um juiz arquivou uma acusação idêntica de Woodall sobre o primeiro Moana, dizendo que o animador havia demorado demais para processar o estúdio. O novo caso de agora é montado em cima da sequência, lançada em 2024 pela Disney.

Moana 2 já está em cartaz nos cinemas. Simultaneamente, a Disney está trabalhando em uma adaptação live-action do primeiro filme, que tem estreia marcada para 2026.

O primeiro longa da jovem de Motunui que embarca em uma viagem para restaurar o coração de Te Fiti, ao lado do semi-deus Maui está disponível no Disney+.

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.