Quem diria! Embora o Emmy 2024 parecesse estar com cartas marcadas no aquecimento para a premiação, que aconteceu neste domingo (15)... até que a cerimônia nos surpreendeu em muitos momentos.
Abaixo, confira as principais surpresas e esnobados do Emmy:
SURPRESA: Lamorne Morris (Fargo)
Diante de performances aclamadas (Jonathan Bailey, de Companheiros de Viagem, levou vários prêmios anteriores na temporada) e astros de Hollywood (Robert Downey Jr., por O Simpatizante), a possibilidade de Lamorne Morris vencer um Emmy por Fargo era minúscula - mas foi o que aconteceu, dando ao ator, mais conhecido por papéis cômicos, uma chance inesperada de brilhar no palco da premiação. Chance que ele usou, é claro, para pedir para Downey Jr. assinar um pôster que ele tem pendurado em seu quarto.
SURPRESA: Liza Colón-Zayas (O Urso)
Não que Liza Colón-Zayas não seja um dos destaques de O Urso, mas sua categoria estava disputadíssima e com grandes nomes no páreo, incluindo a gigante Meryl Streep, por Only Murders in the Building, e a dupla Sheryl Lee Ralph e Janelle James, da queridinha Abbott Elementary. Isso só foi possível, claro, com a absurda indicação da série nas categorias de comédia - mas não diminui o trabalho da atriz na excelente segunda temporada.
SURPRESA: Hacks
A vitória de Jean Smart na categoria de melhor atriz em série cômica, além do prêmio dado ao trio de roteiristas Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky, já deram o dica: apesar da dominância de O Urso nas categorias de comédia, Hacks não estava para brincadeira. E, bem no finzinho da premiação, a série da Max surpreendeu ainda mais ao vencer o seu primeiro Emmy de melhor série cômica, batendo a produção do Disney+ - que, convenhamos, talvez devesse mudar de categoria ano que vem.
ESNOBADO: O Urso em roteiro
Como já falamos lá em cima, a segunda temporada de O Urso ainda levou vários prêmios nas categorias de série cômica - mas uma das mais aguardadas pelos espectadores da produção, a de melhor roteiro, acabou ficando com Hacks. Os fãs podem se contentar com o fato de o criador de O Urso, Christopher Storer, já ter quatro Emmys na prateleira - incluindo um vencido na noite de hoje, por dirigir o mesmíssimo episódio (“Fishes”) pelo qual concorria em roteiro.
SURPRESA: Slow Horses em roteiro
Primeiro, vale esclarecer: o Will Smith que venceu o Emmy por escrever o episódio “Negotiating with Lions”, de Slow Horses, não é o Will Smith de Um Maluco no Pedaço, Homens de Preto e… bom, daquele tapa no Oscar. De qualquer forma, a decisão da Academia de dar a estatueta de melhor roteiro em série dramática para o criador da produção do Apple TV+, em cima de concorrentes como Xógum e The Crown, deixou a gente de boca aberta - se você pensar bem, não muito diferente do dia do tapa.
ESNOBADO: Xógum em geral
Xógum pode até ter vencido alguns dos principais prêmios da noite, mas todos imaginavam que seu domínio seria ainda maior - a série, afinal, teve 25 indicações ao Emmy no total, e foi recordista nas categorias técnicas com 14 estatuetas (que foram entregues em uma cerimônia separada daquela que assistimos na noite de hoje). No entanto, ela foi derrotada em categorias pouco esperadas, como melhor roteiro em série dramática (que ficou com Slow Horses) e melhor ator coadjuvante em série dramática (vencida por Billy Crudup, de The Morning Show).