De J.J. Abrams a Joss Whedon, é cada vez mais comum vermos grandes nomes da televisão no cinema. Criadores, produtores e roteiristas de séries que foram arduamente abrindo seu caminho em direção às telonas. No entanto, também existem os profissionais que, já consagrados na sétima arte, resolveram se aventurar pela TV, aproveitando a "liberdade criativa" do meio para experimentar - seja na direção de pilotos ou na produção de longas séries que entraram para a história. Separamos dez exemplos de grandes diretores que tiveram belas passagens pelas telinhas; confira:
1. Alfred Hitchcock
Presente nos primórdios da televisão, Alfred Hitchcook foi pioneiro em explorar as possibilidades do novo meio, começando em 1955 com Alfred Hitchcock Presents. A série, considerada pela revista Time como um dos cem melhores programas de TV da história, reunia drama, suspense e terror e foi responsável por imortalizar a silhueta e o senso de humor do diretor. Além de apresentar, Hitchcook comandou diversos episódios, sendo 17 de 25 minutos ao longo das sete primeiras temporadas e um de 50 minutos, quando a série passou a se chamar The Alfred Hitchcock Hour, em 1962. O diretor também cuidou da produção executiva de Suspicion, dirigindo o primeiro episódio da série de mistério, em 1957, e dirigiu "Incident at a Corner", episódio do programa de variedades Startime da NBC, em 1960.
2. Bryan Singer
Bryan Singer começou sua carreira com curtas, mas passou logo para grandes sucessos dos cinemas. Seu segundo grande filme, Os Suspeitos, foi o vencedor de dois Oscars em 1996 - melhor ator para Kevin Spacey e melhor roteiro. Depois de dirigir dois longas da primeira trilogia dos X-Men, Singer estreou na TV com o piloto de House, voltando logo em seguida, no terceiro episódio da série, "Occam's Razor". Apesar de ter poucos trabalhos na TV como diretor, Singer produziu e produz alguns outros trabalhos, entre eles Dirty Sexy Money e a websérie H+.
3. Michael Mann
O aclamado Michael Mann praticamente estreou na TV. Depois um documentário, um curta e um curta documental, o cineasta dirigiu um episódio de Police Woman, programa estrelado por Angie Dickinson que acompanhava uma policial disfarçada na Los Angeles dos anos 1970. Mann voltou às telinhas mais recentemente no piloto de Luck, série estrelada por Dustin Hoffman sobre corridas de cavalo que foi cancelada após três animais morrerem durante as gravações.
4. Krzysztof Kieślowski
Um dos nomes mais importantes da sétima arte, o polonês Krzysztof Kieślowski tem um trabalho para a TV entre as suas obras mais importantes. Entre 1989 e 1990, o diretor da Trilogia das Cores e de A Dupla Vida de Véronique assinou uma série de 10 médias-metragem reunidos sob o título de Decálogo. Inspirados pelos 10 mandamentos, os capítulos exploram de formas diferentes os dilemas éticos/morais da Polônia moderna. O trabalho é considerado um dos melhores dramas produzidos para a TV. Entre seus principais admiradores estariam o crítico Roger Ebert e o cineasta Stanley Kubrick.
5. David Fincher
David Fincher começou dirigindo curtas e clipes da Madonna, mas sua grande estreia cinematográfica foi com Alien³. No entanto, sua fama veio mesmo em Seven: Os Sete Pecados Capitais, consagrado suspense que estabeleceu a carreira de Fincher. Seu primeiro trabalho na TV, porém, chegou de maneira não convencional. House of Cards, a segunda série original da Netflix, foi o primeiro produto transmitido exclusivamente online a ser equiparado com programas tradicionais, recebendo nove indicações ao Emmy.
6. Martin Scorsese
Martin Scorsese começou sua carreira na TV em 1986, na direção de "Mirror, Mirror", episódio de Histórias Maravilhosas, antologia de ficção científica criada por Steven Spielberg. Depois assinou diversos documentários, incluindo A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies, "Feel Like Going Home", primeiro episódio da série The Blues, No Direction Home: Bob Dylan e A Letter to Elia (ambos da série American Masters da HBO). Em 2010, retornou à ficção como produtor e diretor do piloto de Boardwalk Empire, série criada por Terence Winter e estrelada por Steve Buscemi que canaliza temas bem conhecidos por Scorsese, como o crime organizado e a culpa católica. Atualmente, trabalha com Mick Jagger na produção uma série sobre a indústria do rock nos anos 1970.
7. Rainer Werner Fassbinder
Ator, roteirista e diretor, Rainer Werner Fassbinder é um dos principais representantes do Novo Cinema Alemão, o equivalente germânico a Nouvelle Vague francesa. Dos 21 anos até a sua morte prematura, aos 37, dirigiu mais de 40 produções, na TV e no cinema, além de comandar diversas peças teatrais. Berlin Alexanderplatsz (1980) é um dos seus principais trabalhos na televisão. A minissérie adapta em 15 horas e meia (ou 14 episódios) o romance homônimo de Alfred Döblin sobre um criminoso, Franz Biberkopf, que sai da prisão para o submundo da Berlin da década de 20. Cultuada ao longo dos seus mais de 30 anos, Berlin Alexanderplatz já serviu de inspiração para Todd Haynes, em uma cena de Velvet Goldmine, e é citada por Paul Feig como uma das influências da série Freaks and Geeks.
8. David Lynch
A passagem de David Lynch pela televisão é uma das mais ecléticas possíveis. Responsável pela cultuada Twin Peaks, o diretor também emprestou seus talentos para as minisséries On the Air e Hotel Room, além de assinar diversos filmes e documentários feitos especialmente para a TV. Seu diferencial, porém, está no trabalho como ator. Além de interpretar um agente do FBI em Twin Peaks, Lynch fez participações inusitadas em Uma Família da Pesada, The Cleveland Show e Louie.
9. Sam Raimi
Apesar de ser muito ativo como produtor na TV, tendo contribuído com Xena: A Princesa Guerreira e Spartacus, por exemplo, Sam Raimi só foi dirigir um episódio mais tarde em sua carreira. A estreia de Raimi na direção será o piloto de Rake, série estrelada por Greg Kinnear. Antes disso, o cineasta foi o responsável por A Morte do Demônio (1981) e a trilogia original do Homem-Aranha.
10. Steven Spielberg
Vencedor de dois Oscar de melhor diretor, Steven Spielberg passou por algumas séries de TV, incluindo Columbo, antes de ter seu primeiro filme de sucesso nos cinemas. Apesar de não ter dirigido mais nada para as telinhas desde 1985, Spielberg continua produzindo inúmeros projetos como Falling Skies, Terra Nova, Smash, Under the Dome, The Pacific, entre outras.