No final de 2022, quando a formação do tripleS foi anunciada pela gravadora Modhaus, o projeto foi alardeado como “o primeiro grupo de pop feminino descentralizado do mundo”. Mas o que isso significa, para além do papo corporativo? É o que os fãs que toparam essa empreitada foram descobrindo nos últimos dois anos, ao baixar um aplicativo exclusivo do grupo (o Cosmo) e receber photocards digitais das cantoras que formam o tripleS, que por sua vez podem ser convertidos em NFTs que permitem a participação em votações periódicas que acontecem no app. O objetivo final: dar aos ouvintes o poder de escolher tudo sobre os lançamentos do tripleS.
É isso mesmo. Através do Cosmo, os WAV (apelido dado à fanbase do grupo) podem escolher qual será o single de trabalho de cada novo disco do tripleS, qual conceito estético e musical será seguido em cada lançamento, e até quais integrantes poderão participar de cada unidade (as 24 cantoras do tripleS já se dividiram em dez “sub-grupos” diferentes, com nomes como Krystal Eyes, Acid Angel from Asia, Lovelution e Visionary Vision). O Omelete conversou com as oito artistas selecionadas para formar o tripleS ∞!, aposta do grupo para o mercado japonês, que lançou o single “Untitled” em novembro.
“Eu vejo o sistema do tripleS como um caminho que trilhamos junto com os fãs. Seria pouco dizer apenas que confiamos neles - nós criamos essa jornada juntos, e isso é algo que eu adoro no nosso grupo”, comenta Kotone, artista japonesa de 20 anos de idade que ocupa a posição de dançarina principal do tripleS ∞!. “Mas é claro que, sempre que vamos estrear algo novo e os fãs participam de uma votação, ficamos apreensivas, porque nunca vamos conseguir prever o que pode acontecer”.
A sul-coreana ShiOn, de 18 anos, é vocalista principal do tripleS ∞! e admite que a experiência das integrantes do grupo “é bem diferente daquela que seus colegas de indústria poderiam contar”. “Honestamente, eu gosto disso. Parece que a imprevisibilidade das votações mantém as coisas interessantes para nós. Confesso que fico animada quando estamos para saber algum resultado”, comenta.
Para YooYeon, artista sul-coreana de 23 anos eleita como a visual do grupo (termo meio datado do k-pop, que se refere à/ao integrante considerado o mais belo do line-up), é tudo uma questão de timing: “Eu me sinto grata pelo fato de termos sempre tempo o bastante para ensaiar e realmente entender o conceito de cada música antes de estreá-la. Cada uma das nossas unidades tem um foco diferente, e um estilo completamente diferente - acho que isso é especial, nos diferencia de outros grupos no mercado”.
De uma forma ou de outra, um grupo grande como o tripleS passa por desafios únicos - como bem nos lembra a própria Kotone: “Não é tão difícil lembrar os nomes de todo mundo, mas sabe qual é a minha dificuldade? Os aniversários! Tente lembrar 24 datas diferentes para ver como é”. Os WAV, sem dúvida, devem sabê-las de cor.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.