Com apenas quatro episódios exibidos, Dan Dan Dan é um dos animes candidatos a melhores de 2024. A popularidade já está assegurada: estreia simultânea com o Japão, sempre às quintas-feiras, na Crunchyroll e Netflix. Além disso, a animação produzida pelo Science Saru (Scott Pilgrim, Devilman Crybaby), baseada no mangá de Yukinobu Tatsu (ex-assistente de Tatsuki Fujimoto, autor de Chainsaw Man), já promete por sua trama principal: uma história de amor em meio a alienígenas e fantasmas.
Caso houvesse alguma dúvida de que se trata de um dos animes do momento, Hideo Kojima elogiou seu primeiro episódio e prometeu continuar assistindo. Alguns pontos a seu favor e fáceis de distinguir: uma animação que conta com uma explosão de cores para contar sua história; uma abertura cativante e elementos que vêm de uma mistura de temas diferentes - alienígenas, espíritos, romance e até o medo de perder as partes íntimas são as coisas que estão em jogo.
I got a bit tired of reading so browsed my subscription. Saw the anime “Dandadan” was up, so I decided to watch the first episode. I haven't read the original manga, but being from the generation that loves the occult and UFOs, it really hit home 🛸 I used to skim through “Mu”… pic.twitter.com/9eUGAybh1s
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) October 5, 2024
Dan Da Dan conta a história de Momo Ayase e Okarun (também conhecido como Hidden), dois estudantes do ensino médio que não poderiam ser mais diferentes: Momo é uma garota extrovertida, um pouco frustrada com seu presente, que deseja encontrar seu próprio Ken Takakura (ator japonês com aura de durão) e crê, um pouco por histórico familiar e outro por conveniência e investigação, em espíritos. Já Okarun é o oposto: um nerd introvertido, cheio de informações, sem amigos e apaixonado por tudo que tem a ver com alienígenas, OVNIs e conspirações que sempre giram em torno desses temas. Ambos, muito convencidos de suas crenças, se encontram para enfrentar medos e encarar juntos uma grande aventura.
Mas apesar de uma atração natural e instantânea, a história de cada um os leva ao confronto. O pontapé inicial é um desafio: Momo deve entrar em um prédio abandonado onde há rumores de que ocorreram abduções para provar que alienígenas não existem, e Okarun deve fazer o mesmo, mas em um túnel onde lendas urbanas afirmam que há espíritos - especialmente um muito perigoso que é peça importante no início da trama: Vovó Turbo.
Como se não faltasse mais elementos para nos fisgar, o primeiro episódio de Dan Da Dan apresenta esses personagens de forma tão precisa que, junto com a animação, tornam-se os dois principais pilares da série. Um ritmo invejável para qualquer tipo de produção que consiga um bloco inicial de episódios eficiente e que reafirme a química entre seus protagonistas (acrescentando nomes como a avó de Momo).
O impacto entre os já fãs do mangá de Dan Da Dan também está sendo muito reconfortante. A adaptação do Science Saru respeita o material de origem, algo que costuma ser uma das maiores preocupações nesse tipo de trabalho. Neste caso, recriam fielmente as páginas da obra original, mas também dão um diferencial entre cores, edição e estilo de animação, algo típico do formato. As poucas mudanças ou novos elementos da história são apenas para agregar um bom desempenho, pois agregam dinamismo e muita ação.
Outro aspecto a destacar é a trilha sonora da série. O uso de melodias de estilo eletrônico se encaixou perfeitamente no ritmo vertiginoso do anime. Destacamos a música principal, que não poderia ser mais cativante: オトノケ (OTONOKE), de Creepy Nuts. A qualquer hora do dia você se verá cantando "Dan Da Dan".
ALERTA DE SPOILER DO QUARTO EPISÓDIO
No quarto episódio de Dan Da Dan, que encerra o primeiro conflito da série com um "até amanhã" de Momo, sinal de que não conseguirão mais se separar após a batalha épica contra a Vovó Turbo, Momo se sente motivada e Okarun, pela primeira vez em muito tempo, se vê conectado com alguém de uma forma sem precedentes, capaz de fazê-lo se sentir estranho, mas feliz. E isso me motivou a escrever este texto: o anime apresenta a conexão de dois jovens opostos em gostos e costumes, mas que conseguem se conectar depois de uma grande aventura.
Embora Okarun já tenha demonstrado que consegue reunir coragem e força na hora de ajudar Momo, ela não só é capaz de motivar um novo encontro com este jovem, mas também abraça a tradição familiar que ela parecia repudiar no início de a história. Isso quer dizer que, em quatro capítulos, além de apresentar uma lógica do lado dos espíritos, monstros e personagens principais, o anime também os fez evoluir. E isso é uma notícia muito boa. Por tudo isso, Dan Da Dan pode ser colocado entre os melhores animes do ano no final de 2024.
Dan Da Dan pode ser visto na Crunchyroll e Netflix.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.