Oscar

Notícia

Ainda Estou Aqui é segundo filme com Fernanda Torres no Oscar

Antes de Ainda Estou Aqui, filme com Fernanda Torres foi indicado ao Oscar em 1998

Omelete
3 min de leitura
23.01.2025, às 20H27.

Antes da indicação de Ainda Estou Aqui para Melhor Filme Em Língua EstrangeiraMelhor Filme, outro filme com Fernanda Torres também chegou a concorrer ao Oscar

O Que É Isso, Companheiro? é um filme vagamente baseado no livro de mesmo nome do político Fernando Gabeira. A história gira em torno do jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello), que abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

O filme foi dirigido por Bruno Barreto e concorreu em 1998 na categoria de Melhor Filme Em Língua Estrangeira, representando o Brasil. O filme acabou perdendo para o holandês Karakter, do diretor Mike van DiemO Que É Isso Companheiro? está disponível no Prime Video

Fernanda Torres concorre ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 com Ainda Estou Aqui, enquanto sua mãe foi indicada na mesma categoria há 26 anos, com o filme Central do Brasil. Ambos dirigidos por Walter Salles. 

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.

Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e mais.

 Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.