Despedida dos Clones: Dee Bradley Baker revela emoções de final de The Bad Batch

Séries e TV

Artigo

Despedida dos Clones: Dee Bradley Baker revela emoções de final de The Bad Batch

Animação da Disney+ encerra sua jornada e dublador compartilha seus sentimentos

Omelete
4 min de leitura
20.02.2024, às 20H00.

Quando iniciou a animação Star Wars: The Clone Wars em 2008, George Lucas planejou a expansão da saga cinematográfica para a televisão não apenas para conquistar mais público, mas também para assegurar que fosse capaz de contar a história entre os Episódios II e III da maneira que acreditava.

Dezesseis anos mais tarde, seu legado se encerra com a terceira e última temporada de Star Wars: The Bad Batch, série que funcionou como sequência de The Clone Wars e faz parte da era Disney de conteúdos, após a compra da Lucasfilm, em 2012. Dee Bradley Baker faz a voz dos clone troopers desde então, e novamente repetiu o papel para The Bad Batch, como os protagonistas da Força Clone 99. Em entrevista exclusiva para o Omelete, Dee não esconde que, mesmo após tanto tempo dublando os clones, será uma temporada de dar nó na garganta. "Vai ser muito emocionante o que temos preparado. Não vou dizer que tipo de emoções, mas será repleta de emoção."

Dee fez questão de enfatizar a importância do modo como George Lucas queria contar as histórias dos clones. Mesmo que os filmes Episódio II: Ataque dos Clones e Episódio III: A Vingança dos Sith funcionassem como referências, na medida que The Clone Wars foi se estabelecendo, o fio condutor se soltou. "Quando começamos, George Lucas mudou o tom e o ângulo de suas ideias originais para aquele ponto específico da linha do tempo de Star Wars."

O ator original dos clones (e de Jango e Boba Fett), Temuera Morrison, funcionou apenas como ponto de partida para a voz de Dee, mas o diferencial de The Clone Wars, expandido para The Bad Batch, são as variadas personalidades de cada clone. Tanto os "norms", como são chamados os clones regulares, quanto os membros "defeituosos" do Bad Batch possuem vozes e características que tornam cada um dos soldados único e especial. Contudo, isso muda com a transição da República para o Império Galáctico. Dentre os clones mais queridos para os fãs está Crosshair, membro do Bad Batch e atirador especialista que preferiu servir ao Império, mas a história o está levando para uma nova direção. "Eu estou curioso para ver o que acontece com Crosshair. Ele está em uma jornada pessoal que é bastante dramática e muito interessante a um nível humano e eu te digo que tem muitos fãs que concordam comigo!", conta um empolgado Dee, que obviamente já sabe o destino do personagem na terceira e última temporada, mas não esconde a paixão em ver a história se desenrolando com o fandom.

Falando nos fãs, cada um possui uma frase ou citação favorita da saga. Para Dee, a frase de Star Wars que define a terceira temporada de The Bad Batch foi dita justamente por um clone, no season finale da temporada anterior. "A fala final de Tech 'Desde quando seguimos ordens?' é o que seria The Bad Batch. Começamos com 'Bons soldados seguem ordens' e há uma transformação de estado mental e deles percebendo quem são e qual o lugar deles no universo." A frase "Bons soldados seguem ordens" marca a execução da Ordem 66, quando os clones são ordenados a eliminar os Jedi por comando do Chanceler (depois Imperador) Palpatine, grande vilão da saga. Dee continua definindo que o Bad Batch realmente nunca seguiu ordens. "É o que eles esperam: quando é que seguimos ordens? Para mim, isso é notável neles."

Mesmo com o fim iminente, a terceira temporada não significa um adeus aos Clone Troopers. Dee Bradley Baker acredita que ainda há mais histórias a serem contadas sobre os soldados da República Galáctica. "Vai ser difícil dar adeus, mas a minha esperança é que os roteiristas que fazem as histórias não precisam ir apenas para o futuro, mas também para o passado ou para os lados. Eles podem querer dar adeus, mas eu espero que não!"

The Bad Batch acompanha as aventuras da Força Clone 99, um grupo de soldados clones com mutações genéticas, inicialmente introduzidos ao universo Star Wars em The Clone Wars. Os personagens se tornam mercenários pela galáxia após o fim das Guerras Clônicas.


As duas temporadas da série podem ser vistas pelo Disney+. Os episódios finais da trama estreiam em 21 de fevereiro na plataforma.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.