Por mais que muita coisa tenha mudado, aparência física ainda é um tabu. Um tabu que é muitas vezes pessoal, somos imperfeitos aos nossos próprios olhos. Repetida à exaustão, a mensagem simplificada de que a “aparência não importa” nunca foi suficiente para criar um ambiente de aceitação. Isso porque, no fim das contas, aparência importa. Não é uma questão de padrão de beleza, aparência é um reflexo de saúde mental. Quando você está bem consigo mesmo é visível, não importa sua roupa, peso, corte de cabelo ou qualquer coisa do tipo.
É claro que em um mundo cada vez mais exposto, cada vez mais disposto a julgar tudo e qualquer coisa, existe uma pressão incalculável em torno da aparência. Um vídeo narrado por Cynthia Nixon e publicado pela revista Girls, Girls, Girls exemplificou bem a ansiedade criada pela quantidade de discursos conflitantes que ditam comportamento. O vídeo foca nas angústias femininas, mas a mensagem também vale para os homens, que sentem também sentem a pressão dos conceitos impostos de masculinidade (não pode chorar, não pode sentir).
Se existe um caso em que aparência não importa é na hora de julgar alguém. A Netflix levou isso ao extremo recentemente com Casamento às Cegas, mas Legalmente Loira é ainda é o exemplo perfeito. A protagonista Elle Woods (Reese Witherspoon) não é levada a sério por ser a personificação de uma Barbie: loira, delicada e obcecada por rosa. No final também prova ser perspicaz, generosa e uma advogada extremamente capaz.
Ironicamente, quem muita vezes condena a cobrança excessiva em torno da aparência também estabelece regras do que julga ser a aparência correta. É o que faz a personagem de Selma Blair em Legalmente Loira e também a protagonista de Dumplin', vivida por Danielle Macdonald. No filme da Netflix produzido por Jennifer Aniston, Willowdean precisa aceitar a mãe miss e a aparência das pessoas ao seu redor enquanto aprende a aceitar a própria beleza. O arco de Dumplin', aliás, reflete como as histórias sobre aparência mudaram. Antes o foco era transformação: Cinderela, My Fair Lady, Diário da Princesa, O Diabo Veste Prada, Miss Simpatia… O foco era sempre mostrar como o “patinho feio” poderia ser transformado em um cisne se seguisse certas regras.
A regra era tão clara que quando Shrek quis subverter os contos de fada foi fácil: é Fiona, a princesa perfeita, que vira ogra por amor. A situação era pitoresca pois parecia impossível. O “certo”, afinal, era o ogro virar um príncipe, era alisar o cabelo perfeitamente enrolado de Mia Thermopolis (Anne Hathaway) em O Diário da Princesa. Essa percepção mudou com o tempo. Com as rede sociais, a exposição da aparência aumentou, mas também os questionamentos sobre o assunto.
Assim, quando chegou a hora de criar um novo Queer Eye, ficou claro que o foco do programa não podia ser o makeover. Antoni Porowski, Tan France, Karamo Brown, Bobby Berk e Jonathan Van Ness são especialistas, mas não são os donos da verdade. Os conselhos sobre alimentação, decoração, moda e beleza ainda estão lá, mas é a ligação desses aspectos com a saúde mental dos participantes que revela o verdadeiro alcance do programa. Às vezes, uma simples camisa colorida pode abrir um mundo de possibilidades para quem achava que precisava se esconder.
Aceitação é a palavra-chave para entender como a aparência externa reflete a interna. Quatro Amigas e um Jeans Viajante usa uma calça mágica dividida entre meninas com corpos diferentes para mostrar como autoconfiança é essencial para encarar o dia a dia, seja o desafio amoroso, familiar ou profissional. Se Dolly Parton já dizia que você precisa descobrir quem é e ser essa pessoa de propósito, RuPaul Charles patenteou a verdade máxima ao final de cada episódio de RuPaul’s Drag Race: “Se você não se amar, como vai amar outra pessoa?”.
*O Omelete Avonts é um novo programa do Omelete voltado para comportamento. Publicado às terças no Youtube, o Avonts vai relacionar de forma descontraída as temáticas da cultura pop à vida real, misturando experiências pessoais com referências de filmes, séries, livros e mais.
Confira abaixo algumas referências da cultura pop sobre aparência e deixe nos comentários outros exemplos sobre o assunto:
1. Be A Lady They Said (2020)
Instagram | Onde ver: @girls.girls.girls.magazine
2. Casamento às Cegas (Love is Blind, 2020)
Solteiros que querem ser amados por quem são, não por sua aparência, se alistam para uma abordagem pouco convencional de romance moderno.
Série de TV/Reality Show | Onde ver: Netflix
3. Legalmente Loira (2001)
Elle Woods, uma rainha de fraternidade bem vestida, leva um fora do seu namorado. Ela decide segui-lo para a faculdade de direito e lá descobre ser muito mais do que aparenta ser.
Filme | Onde ver: AppleTV
4. Cinderela (1950)
Quando a madrasta má de Cinderela a impede de ir ao baile real, a jovem recebe a visita inesperada de uma fada-madrinha.
Filme/Animação | Onde ver: Blu-ray, DVD
5. Cinderela (2015)
Filme| Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video
6. O Diário da Princesa (2001)
Mia Thermopolis descobre ser herdeira do trono de Genovia enquanto tenta sobreviver aos seus dezesseis anos.
Filme | Onde ver: Claro TV, Telecine Play, Google Play, Apple TV
7. Miss Simpatia (2000)
Uma agente do FBI precisa se infiltrar no concurso de Miss EUA para evitar um atentado.
Filme | Onde ver: Google Play, Apple TV, Looke
8. O Diabo Veste Prada (2006)
Uma jornalista recém-formada consegue um emprego como assistente de Miranda Priestly, a exigente editora-chefe de uma prestigiada revista de moda.
Filme | Onde ver: Telecine Play, Google Play, Apple TV
9. Minha Bela Dama (My Fair Lady, 1964)
O esnobe professor de fonética Henry Higgins aceita uma aposta de que pode transformar a simples florista Eliza Doolittle em membro da alta sociedade.
Filme/Musical | Onde ver: Blu-ray, DVD
10. Queer Eye: Mais que um Makeover (2018-atualmente)
Um novo Fab Five viaja para ajudar diferentes pessoas com seus guarda-roupas, cuidados pessoais, dieta, jornadas culturais e decoração de casa.
Série de TV/Reality Show | Onde ver: Netflix
11. Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005)
Quatro melhores amigas criam um plano para continuar conectadas enquanto suas vidas tomam direções diferentes. A chave está em uma calça jens usada que serve nas quatro perfeitamente, apesar das suas diferenças físicas.
Filme | Onde Ver: HBO Go
12. Ugly Betty (2006–2010)
Betty abraça sua aparência única e atitude independente no mundo cruel da moda de Nova York.
Série de TV | Onde ver: DVD, Blu-ray
13. Dumplin' (2018)
Willowdean, a adolescente plus-size filha de uma ex-miss, se inscreve no concurso Miss Teen Bluebonnet para protestar e acaba revolucionando o concurso de beleza de uma pequena cidade do Texas.
Filme | Onde ver: Netflix
14. Crush à Altura (2019)
Jodi, a garota mais alta do colegial, sempre se sentiu desconfortável na própria pele até que decide assumir o próprio tamanho.
Filme | Onde ver: Netflix
15. Looks Iguais de Tamanhos Diferentes
YouTube | Onde ver: Priscila Paes/ Passando Blush
16. Fora de Série (2019)
Na véspera da sua formatura, duas melhores amigas percebem que deveriam ter se divertido mais. Determinadas a não ficar para trás dos seus colegas, as garotas precisam compensar quatro anos em apenas uma noite.
Filme | Onde ver: Apple TV, Looke, Google Play
17. Shrek (2001)
Um lorde malvado expulsa as criaturas de contos de fada das suas terras, invadindo o pântano de um ogro rabugento. Para reaver seu espaço, o ogro precisa resgatar uma princesa para o lorde.
Filme/Animação | Onde ver: Netflix, Amazon Prime Video, Claro Video, Looke, Google Play, Apple TV
18. RuPaul's Drag Race (2009- )
RuPaul busca pela próxima super estrela do mundo das drags.
Série de TV/Reality Show | Onde ver: Netflix (11 temporadas)
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.