CCXP

Artigo

Game Pass, Cloud e Brasil: Xbox na CCXP23; confira entrevista

Jerret West, CMO de Xbox, conversou com o Omelete

Omelete
4 min de leitura
01.12.2023, às 17H09.
Atualizada em 01.12.2023, ÀS 18H36

Jerret West, Chief Marketing Officer (CMO) de Xbox, veio à CCXP23 e conversou com o Omelete sobre a importância da presença da marca no evento, assim como sobre o desempenho de Xbox no Brasil ao longo dos últimos anos.

Jerret West, CMO de Xbox.

Jerret West, CMO de Xbox.

"É uma ótima pergunta, e a resposta é bem óbvia quando eu olho para quão incrível é a CCXP ao unir todos os elementos do entretenimento", disse West ao ser questionado sobre por que 2023 era o ano ideal para que Xbox viesse à CCXP. "Esta pode ser a primeira vez em que Activision, Blizzard, King, Bethesda e Xbox Game Studios estiveram juntas no mesmo estande."

Nas palavras do CMO de Xbox, era nítido que Xbox precisava estar em um espaço que reúne filmes, séries e jogos. Durante a conversa com o Omelete, West até destacou que, ao redor do mundo, a CCXP, que ocorre no Brasil, é algo lendário. A reputação do evento, de acordo com ele, vai longe e combina com muitos dos valores de Xbox.

Master Chief em Halo Infinite.

Mesmo em uma realidade na qual é cada vez mais comum que grandes empresas migrem para o formato de eventos online, é fato que Xbox permanece investindo em eventos físicos, nos quais é possível interagir com o público diretamente. De acordo com West, as histórias que são contadas nesses eventos, pelos fãs e entre os fãs, são o motivo pelo qual Xbox não desiste do físico.

"Algumas dessas pessoas até se abraçam. Eles podem não ter se encontrado por anos", observou West sobre os eventos físicos. "É tipo: 'Eu vivo na Argentina, e outra pessoa vivo no Rio, mas nós nos conhecemos assim e nos conectamos porque ambos queríamos vir à CCXP.'"

Barcos de Sea of Thieves.

De acordo com West, a seleçãode jogos disponibilizados em eventos como a CCXP, que conta com dezenas de estações de jogos, passa por um filtro que tenta refletir os diferentes tipos de jogos que representem o jeito de jogar de um lugar. No caso do Brasil, por exemplo, West disse que Minecraft é o maior jogo para plataformas Xbox no território. Então, era fundamental que ele estivesse presente.

Uma das principais missões de Xbox, além de garantir que as pessoas tenham acesso aos jogos favoritos, é permitir que fãs consigam descobrir novos jogos dos quais gostem muito. Não à toa, o catálogo do Game Pass é tão movimentado, com novos jogos que entram e saem todos os meses.

Corrida em Forza Motorsport.

Aliás, sobre Game Pass, o Omelete levantou a questão da importância de um serviço como esse para países do sul global, como é o caso do Brasil, onde jogos são extremamente caros. West respondeu que esse é, sim, um fator importante para Xbox, já que o preço de uma assinatura pode, para muitas pessoas, representar uma porta de entrada para o mundo dos jogos. Afinal, todos buscam "valor e descoberta."

"Você se lembra dos dias antigos? Em que você pensava: 'Nossa, eu terei de perguntar a dez amigos, precisarei ir até a loja, ler as informações da caixa, olhar bem para as imagens. Eu preciso estar muito confiante de que quero gastar meu dinheiro nesse produto.' Agora, você pode olhar e testar. Com streaming, basta apertar um botão", afirmou.

Piloto de Starfield.

Uma outra função de Xbox que muitos jogadores de diferentes países podem aproveitar é o Xbox Cloud Gaming, já que jogar por streaming pode ser uma saída para quem não possui os consoles mais recente de cada marca.

Segundo West, nos últimos três anos, cinco milhões de brasileiros jogaram por meio do streaming em nuvem. Além disso, nas Smart TVs da Samsung, o Brasil jogou mais horas do que qualquer outro país em streaming via nuvem. De forma geral, 80% dos usuários de jogos por streaming em nuvem de Xbox usam plataformas mobile ou PC.

Jogo brasileiro Astrea: Six-Sided Oracles.

Astrea: Six-Sided Oracles.

Existem, no momento, mais de 100 estúdios brasileiros que trabalham de alguma forma com Xbox, como por meio do programa ID@Xbox. West até mesmo citou que, recentemente, ficou interessado em jogar Astrea: Six-Sided Oracles, jogo do estúdio brasileiro Little Leo, que já está disponível.

Depois de tantas aquisições de peso e com tantas tecnologias que podem agir a favor da marca, é fato que Xbox parece estar com mais força do que nunca para dar continuidade à atual geração. Os impactos das aquisições de Activision Blizzard e Bethesda devem se tornar ainda mais evidentes nos próximos anos, e parece que a Microsoft está mais otimista do que nunca.

A CCXP23 contará com presença de diversas estrelas e painéis dos lançamentos mais aguardados dos próximos meses.

Na quinta-feira, a CCXP23 recebe destaques como Sandy para Evidências do Amor e Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller para Furiosa, derivado de Mad Max. Na sexta-feira, Junji Ito passa pelo evento e Zack Snyder e o elenco de Rebel Moon sobem ao palco para a primeira exibição do filme da Netflix.

No sábado, o elenco e equipe de Fallout, nova série do Prime Video, apresentam a produção, Jodie Foster e mais promovem a nova temporada de True Detective e o elenco de House of the Dragon Auto da Compadecida 2 também passam pelo Palco Thunder by Claro TV+. O evento termina no domingo após paineis de Mamonas Assassinas, Monarch - Legado de Monstros e o tradicional encerramento do Warner Studios, que conta com os elencos de Aquaman: O Reino Perdido, Duna - Parte 2 e Godzilla vs. Kong.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.