Jim Carrey em O Grinch

Créditos da imagem: O Grinch/Universal Pictures/Reprodução

Filmes

Lista

10 clássicos para assistir no Natal

Esqueceram de Mim, Felicidade Não se Compra, Duro de Matar e mais!

24.12.2020, às 12H23.
Atualizada em 24.12.2020, ÀS 12H58

Algumas produções ambientadas no Natal fizeram história no cinema. Ao longo dos anos, foram produzidas comédias, dramas, animações e até um filme de ação que marcaram época com suas tramas natalinas e até hoje seguem adorados. Confira 10 clássicos para comemorar o feriado:

A Felicidade Não se Compra

Elenco de A Felicidade Não se Compra
A Felicidade Não se Compra/RKO Radio Pictures/Reprodução

O filme dirigido por Frank Capra foi lançado na década de 1940 e até hoje ganha paródias, versões e é homenageado em séries. No longa, George Bailey (James Stewart) está prestes a se matar quando é salvo por Clarence, um espírito que é candidato a anjo. Ao longo da história, Clarence (Henry Travers) mostra como Bailey é importante na vida de várias pessoas e o convence a dar mais uma chance para vida.

Simplesmente Amor

Andrew Lincoln em Simplesmente Amor
Simplesmente Amor/Universal Pictures/Reprodução

Lançado em 2003, o longa tem uma verdadeira legião de fãs. A produção mostra nove histórias de amor interligadas de alguma maneira e todas se misturam em algum momento, com o clímax acontecendo na noite de Natal. Dirigido por Richard Curtis, o filme conta com um elenco estrelar, isto é, Liam Neeson, Hugh Grant, Rowan Atkinson, Keira Knightley e Andrew Lincoln

Esqueceram de Mim

Macaulay Culkin, Joe Pesci e Daniel Stern em Esqueceram de Mim
Esqueceram de Mim/20th Century Fox/Reprodução

O primeiro filme se passa em Chicago, onde uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões – vividos por Joe Pesci e Daniel Stern

Um Duende em Nova York

Will Ferrell e Faizon Love em Um Duende em Nova York
Um Duende em Nova York/New Line Cinema/Reprodução

Um Duende em Nova York mostra o Pólo Norte em crise após a constatação de que o espírito natalino está diminuindo. Inconformado, o maior de todos os duendes (literalmente, já que ele tem 2 metros de altura) decide ir até a civilização e tentar descobrir o que está errado. Porém, o ajudante do Bom Velhinho descobre que nunca foi um duende e que, na verdade, é um humano. Dividido, o ex-elfo decide salvar o Natal a começar procurando pelo seu pai, um magnata da indústria editorial.

O filme é um marco nos Estados Unidos, sedimentando Will Ferrell como uma estrela do cinema. Além disso, o filme arrecadou tanto dinheiro na bilheteria que o diretor Jon Favreau entrou na mira da Marvel - que decidiu lhe dar a oportunidade de dirigir seu primeiro grande projeto: Homem de Ferro. Quer dizer, se não fosse Um Duende em Nova York é possível que o Universo Marvel fosse bem diferente. 

Duro de Matar

Bruce Willis em Duro de Matar
Duro de Matar/20th Century Fox/Reprodução

O longa original foi lançado em 1988 e gerou mais cinco sequências, sendo a última, Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer, de 2013. Porém, nenhuma das sequências superou o clássico que transformou Bruce Willis em uma estrela. O filme conta com humor, ação e, também, Natal. Ele é tão icônico que constantemente é homenageado em séries como Brooklyn Nine-Nine, Friends e The Office

Férias Frustradas de Natal

Elenco de Férias Frustradas de Natal
Férias Frustradas de Natal/Warner Bros/Reprodução

O terceiro filme da franquia é tão bom! Com roteiro de ninguém menos que John Hughes, que esteve por trás de Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, o longa mostra como a problemática família funciona. Mais uma vez, Chevy Chase é a alma da produção e diverte com os surtos de Clark Griswold.

Meu Papai é Noel

Tim Allen em Meu Papai é Noel
Meu Papai é Noel/Walt Disney Pictures/Reprodução

Um publicitário acidentalmente mata o Papai Noel e, sem ter escolha, acaba assumindo o lugar do Bom Velhinho. Um dos maiores destaques do longa estrelado por Tim Allen é a transformação do protagonista no Papai Noel – ele começa a ganhar peso, barba e os cabelos começam a ficar brancos. O filme foi um sucesso na década de 1990 e ganhou mais duas sequências. Infelizmente, elas não conseguiram repetir a magia do primeiro.

O Grinch

Jim Carrey em O Grinch
O Grinch/Universal Pictures/Reprodução

O Dr. Seuss é um dos maiores escritores infantis dos Estados Unidos e seus livros seguem relevantes. Até os anos 2000, ninguém havia tentado criar uma versão live-action de seu trabalho e foi nessa época que começaram a fazer O Grinch. Para protagonizar chamaram ninguém menos que Jim Carrey que, mesmo cheio de maquiagem, conseguiu fazer suas caretas e marcou a infância de diversas pessoas ao redor do mundo em uma comédia divertida e tocante. 

Conto de Natal

Bill Murray e David Johansen em Os Fantasmas Contra Atacam
Os Fantasmas Contra-Atacam/Paramount Pictures/Reprodução

A obra de Charles Dickens conta com milhares de versões que vão desde as mais sombrias até animações divertidas. É praticamente impossível escolher a melhor. Por isso, nesta lista, vamos citar algumas, como a versão de 1951 (considerada por muitos a melhor de todas), estrelada por Alastair Sim, que equilibrar o humor e o drama ao longo da produção; Os Fantasmas Contra-Atacam, comédia com Bill Murray que leva o conto para os anos 1980; o especial da televisão de 1999 estrelado por Patrick Stewart que rendeu ao ator uma indicação ao Emmy; além das versões animadas do Mickey, do Pernalonga, dos Flinststones... um clássico que sempre será adaptado.

O Estranho Mundo de Jack

Cena de O Estranho Mundo de Jack
O Estranho Mundo de Jack/Touchstone Pictures/Reprodução

A mistura entre Halloween e Natal teve origem em um poema escrito por Tim Burton em 1982 e, apesar de muitos acreditarem que o cineasta é o responsável pela direção, na verdade ele contou com Henry Selick na cadeira do diretor. No longa, Jack é um ser cansado de Halloween Town. Um dia, ele acaba em Christmas Town e acha ela fascinante. Mesmo sem entender completamente o espírito, ele tenta criar sua própria versão do Natal. Um clássico, a animação em stop-motion segue interessante.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.