Clube da Luta

Créditos da imagem: 20th Century Fox/Reprodução

Filmes

Notícia

Clube da Luta: Fincher não se responsabiliza por interpretações erradas do filme

Filme estrelado por Brad Pitt e Edward Norton se tornou símbolo de adoração entre os grupos da extrema direita

Omelete
2 min de leitura
30.10.2023, às 19H11.
Atualizada em 31.10.2023, ÀS 09H43

Ao longo dos anos, Clube da Luta, o filme de David Fincher, tornou-se um título cultuado entre grupos da extrema-direita e incels por seu retrato de homens brancos desfavorecidos unindo-se para protestar contra a sociedade capitalista. No entanto, em uma entrevista ao The Guardian, o diretor se distanciou dessa interpretação do filme, afirmando que não é responsável pela maneira como as pessoas o veem.

"Eu não sou responsável pela forma como as pessoas interpretam as coisas... A linguagem evolui. Os símbolos evoluem", disse Fincher ao ser questionado sobre o tópico. "Não fizemos para eles, mas as pessoas verão o que quiserem ver em uma pintura de Norman Rockwell, ou em [Guernica de Picasso]", ele argumentou, reiterando que não é responsável pela forma como as pessoas interpretam seu trabalho.

"Para mim, é impossível imaginar que as pessoas não entendam que Tyler Durden (personagem de Brad Pitt) é uma influência negativa", acrescentou Fincher. "Pessoas que não conseguem entender isso, não sei como responder e não sei como ajudá-las."

Na trama de Clube da Luta, Jack (Edward Norton) é um executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira, mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler (Brad Pitt). Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. O filme chegou aos cinemas em 1999.

Decepção de bilheteria na época do lançamento em 1999, Clube da Luta se tornou um sucesso comercial em cópias físicas e já é considerado um clássico cult. O filme é uma adaptação do livro de Chuck Palahniuk, lançado em 1996.

No Brasil, o filme está disponível para streaming pelo Prime Video, Netflix, Star+ e HBO Max.

*************

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.