Alerta de Risco, novo filme da Netflix, faz Jessica Alba virar Chuck Norris

Créditos da imagem: Netflix/Divulgação

Filmes

Crítica

Alerta de Risco, novo filme da Netflix, faz Jessica Alba virar Chuck Norris

Sem vergonha de ser passatempo simplório, filme transforma atriz numa máquina de matar mas esquece do carisma necessário para divertir

Omelete
2 min de leitura
24.06.2024, às 14H37.

A esta altura já podemos assumir que boa parte dos filmes da Netflix se encaixam no quadrante dos antigos filmes para televisão. Ainda que invista um caminhão de dinheiro em superproduções como Alerta Vermelho, Agente Oculto ou Não Olhe Para Cima, a maioria dos produtos do serviço (e os que invariavelmente têm melhor custo benefício) estão no patamar de um Mãe, Enola Holmes ou A Barraca do Beijo. Eles agora têm a companhia de Alerta de Risco, filme que replica as aventuras de ação de Chuck Norris com doses comedidas de violência, só que agora protagonizada por Jessica Alba.

Assim como nas jornadas do mito da ação dos EUA, uma ex-militar volta à cidade natal para descobrir um esquema de máfia que envolve a própria família e amigos próximos. Com habilidade além do comum em artes marciais e conhecimento de armas, Parker, a heroína vivida por Alba, desfere golpes e tiros na tela contra dezenas de capangas trajados como interioranos estadunidenses loucos para serem derrotados no primeiro soco no ar. A história é simples assim, e não tenta em nenhum momento ir além - o que faz, no fim do dia, os 85 minutos do longa ser ao menos honesto.

Diferente dos projetos com Norris ou qualquer outro astro de ação, porém, é que a seriedade com que Alba leva o papel e a diretora Mouly Surya conduz a narrativa, tornam pautas como imigração, corrupção e até racismo como algo tão superficial quanto as coreografias de luta. O mesmo vale para a comédia proposta entre os coadjuvantes, que nunca assumem o papel do ridículo e juram que estão compondo um hall de personagens profundos a ponto de questionar o status quo político de um sistema maior.

Alba segura bem até onde pode, com boa presença nas cenas de ação, caras e bocas que entregam a cafonice necessária para o papel. Por outro lado, falta o carisma da breguice honesta, da entrega completa de uma estrela da ação B para que Alerta de Risco não se transforme algo que fique no limbo do sério e galhofa - e é literalmente onde a produção acaba se encaixando. Ao perder a oportunidade de tornar os mafiosos a caricatura ideal para a figura do exército ser o salvador, o filme se torna apenas mais uma tentativa sem muita inspiração de replicar aventuras oitentistas com temas contemporâneos, e fica perdido tanto na narrativa quanto nos assuntos que propõe. No fim, é melhor ver um filme do Chuck Norris, como Código do Silêncio, novamente.

Nota do Crítico
Regular
Alerta de Risco
Trigger Warning
Alerta de Risco
Trigger Warning

Ano: 2024

País: EUA

Duração: 1h46 min

Elenco: Gabriel Basso, Jessica Alba, Anthony Michael Hall

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.