Haikyu!! The Dumpster Battle traz a emoção de uma final olímpica à franquia

Filmes

Crítica

Haikyu!! The Dumpster Battle traz a emoção de uma final olímpica à franquia

Aguardado longa faz equilíbrio quase perfeito entre introdução e continuação

Omelete
3 min de leitura
29.05.2024, às 20H00.

A boa recepção de The First Slam Dunk no ano passado criou um novo patamar para filmes derivados de anime. O longa escrito e dirigido por Takehiko Inoue, criador do mangá, foi capaz de adaptar a última partida da saga e, ao mesmo tempo, introduzir a franquia a um público majoritariamente novo de forma competente. Com a barra lá em cima, Haikyu!! The Dumpster Battle chegaria com a responsabilidade de fazer o mesmo, mas com o peso de ser um título muito mais recente.

Embora não tenha a mesma estrada de Slam Dunk, Haikyu!! se estabeleceu como um dos grandes animes da última década. Resgatando a trama após quatro anos de hiato, portanto, o longa tem a missão de atender a expectativa dos fãs e também servir de apresentação. A trama opera como sequência direta do fim da quarta temporada e se equilibra de forma quase perfeita entre introdução e continuação. O foco da trama sai de Hinata Shoyo, protagonista do anime, e vai para Kozume Kenma, craque do Nekoma, principal rival da equipe Karasuno. Alçado ao posto de estrela do filme, o personagem serve como fio condutor para entrelaçar a trama com o anime e desatar os nós para os recém-chegados, diminuindo a necessidade de assistir às quatro temporadas antes do longa.

O longa corre para situar o público sobre a importância da partida entre as equipes rivais e como ela é potencializada pela amizade (e rivalidade) entre Kenma e Hinata. O uso de flashbacks para resgatar os principais encontros entre os dois no anime preenche eventuais buracos que poderiam aparecer na narrativa e abre espaço para a crescente tensão da disputa, que faz ótimo uso da computação gráfica para trazer a emoção de uma final olímpica ao embate entre Karasuno e Nekoma.

O diretor Susumu Mitsunaka, que trabalhou nas primeiras temporadas da série, retorna na função para encaixar os 33 capítulos do mangá em um filme de 85 minutos - o equivalente à duração de quase cinco episódios do anime. Para fazê-lo, subtramas são reduzidas e personagens como Kageyama Tobio ganham menos destaque, mas as mudanças abrem espaço para a batalha decisiva. Com cortes rápidos e excelente mixagem de som, The Dumpster Battle resgata o espírito de uma partida de vôlei ao vivo, e torna quase impossível que a audiência não fique nas ponta da cadeira em seus momentos mais empolgantes.

A adaptação também tem seus desafios; o excesso de flashbacks envolvendo jogadores coadjuvantes podem confundir o espectador iniciante. O destaque para personagens de fora do duelo em cenas adicionais também não ajuda, mas a emoção da partida se sobressai e torna essas pequenas falhas quase insignificantes perto do resultado final. Com um segundo filme confirmado para encerrar a história do mangá, Haikyu!! The Dumpster Battle prova que a franquia fez uma boa escolha em escolher o cinema para o seu capítulo final.

Nota do Crítico
Ótimo
Haikyu!! The Dumpster Battle
Haikyu!! The Dumpster Battle

País: Japão

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.