Um Ano Inesquecível – Verão é uma boa romcom em cenário carnavalesco

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Crítica

Um Ano Inesquecível – Verão é uma boa romcom em cenário carnavalesco

Primeiro filme das quatro estações começa apostando no conforto

Omelete
3 min de leitura
02.06.2023, às 14H24.

O Amazon Studios fez uma escolha estratégica ao adaptar em longas-metragens Um Ano Inesquecível, livro nacional com quatro contos escritos por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças. Afinal, as comédias românticas e os dramas na linha da literatura young adult, para jovens adultos, têm se mostrado um terreno atraente para novos espectadores no streaming. Pela estrutura do livro, é possível também multiplicar o projeto por quatro: situadas em diferentes partes do Brasil, divididas sob as quatro estações do ano, as quatro tramas rendem, cada uma, um longa diferente.

A trama que adapta o conto de Rebouças, um amor de Carnaval ambientado no verão, é a escolhida para abrir o projeto - talvez pelo peso que a escritora carrega, já veterana de adaptações para as telas. Acompanhamos Inha (Lívia Inhudes), uma estudante de moda que sonha em fazer uma pós-graduação em Paris. Para isso, porém, ela teria que deixar a cidade pacata no interior do Rio de Janeiro onde vive, e onde seu pai conservador (André Mattos), prefeito local, desaprova seu sonho. Tudo muda quando Inha descobre que Carrie (Mariana Rios), uma estilista famosa, está no Rio de Janeiro para criar os figurinos do desfile da Portela. Mesmo não gostando do Carnaval, a jovem foge até a capital do samba atrás de realizar seu sonho.

Com Cris D'Amato na direção, experiente em comédias românticas como Pai em Dobro, Esposa de Aluguel e S.O.S - Mulheres ao Mar. Um Ano Inesquecível – Verão segue à risca a cartilha das rom-coms, desde o meet cute da protagonista com o par romântico, interpretado por Micael Borges, até eles se apaixonarem, se separarem e chegarem à resolução de um possível final feliz. O filme constrói um cenário mágico do Rio de Janeiro, tratando o Carnaval da cidade como uma ambientação mítica e imediatamente reconhecível por suas imagens icônicas - como costuma acontecer nas comédias românticas que romantizam Paris ou Nova York. Além dos famosos cartões-postais da capital carioca, a trama acompanha a movimentada rotina de uma escola de samba no período mais efervescente do ano; este relance de bastidores é um diferencial para o longa.

Ainda que conte com participações especiais como de Patrícia Ramos e Júlia Gomes para enriquecer o elenco, Um Ano Inesquecível - Verão pena para encontrar um lugar para si, para além das especificidades do bastidor do desfile de Carnaval. Mesmo assim, o filme prende e faz rir em uma cena ou outra de maneira cativante. Serão lançados mais três filmes para completar a quadrilogia, com Um Ano Inesquecível - Outono chegando logo em 9 de junho. Se apostar em uma ambientação que saiba compensar o conforto dos clichês do gênero com um olhar especial sobre as diferenças regionais do Brasil, é possível que os quatro longas formem entre si um painel mais rico do que as tramas sugerem individualmente.

Nota do Crítico
Bom
Um Ano Inesquecível – Verão
Um Ano Inesquecível – Verão
Um Ano Inesquecível – Verão
Um Ano Inesquecível – Verão

Ano: 2023

País: Brasil

Classificação: 12 anos

Duração: 100m min

Direção: Cris D'amato

Onde assistir:
Oferecido por

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.