Titanic, Nasce Uma Estrela e Vidas Passadas estão na nossa lista (Reprodução)

Créditos da imagem: Titanic, Nasce Uma Estrela e Vidas Passadas estão na nossa lista (Reprodução)

Filmes

Lista

12 filmes de romance tristes para quem quer sofrer no Dia dos Namorados

De Moulin Rouge! a Titanic, algumas das histórias de amor mais inesquecíveis do cinema vão te fazer chorar

Omelete
1 min de leitura
12.06.2024, às 15H03.

Nós já te indicamos ótimas comédias românticas para curtir neste 12 de junho, mas sabemos que nem todo mundo está no clima certo para dar risadas e suspirar com um final feliz. Pensando nisso, o time do Omelete aproveitou este Dia dos Namorados para selecionar também 12 filmes que apresentam casos de amor tristes, talvez até um pouco trágicos.

É a lista perfeita para quem quer gastar toda a caixa de lencinhos nesse dia em que o romance está no ar - goste você ou não. Confira a seguir.

Moulin Rouge!: Amor em Vermelho

Onde ver: Disponível para streaming no Star+.

Para dar o pontapé inicial nessa lista, que tal um romance que começa te contando que um dos amantes vai morrer no final? Baz Luhrmann selecionou todas as canções de amor mais icônicas da cultura pop (U2! The Police! David Bowie! Elton John!) e escalou os belíssimos e talentosíssimos Nicole Kidman e Ewan McGregor para interpretar uma cortesã em um pobre compositor cuja paixão parece (e é) condenada desde o início. O que podemos dizer: o homem sabe exatamente como quebrar o nosso coração, e ainda nos deixar pedindo mais. (Caio Coletti)

Ela

Onde ver: Disponível para streaming no Prime Video.

Ela é o famoso “filme-resposta” do diretor Spike Jonze para sua ex-mulher, Sofia Coppola. Dez anos antes, a cineasta lançou Encontros e Desencontros, no qual uma jovem (Scarlett Johansson) desiludida com o casamento ao ver o marido dedicado apenas ao trabalho se aproxima de um homem mais velho (Bill Murray). Já Ela, Joaquin Phoenix vive Theodore, um escritor solitário que se envolve com uma IA (também Johansson) enquanto tenta superar os traumas de seu antigo relacionamento. É uma história que não termina bem, é claro. (André Zuliani)

Um Dia

Onde ver: Disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais.

Se você é fã de filmes de romance que te destroem por completo, talvez Um Dia seja o filme perfeito para você. Baseado na obra de David Nicholls, a produção acompanha a história de amor de Dexter (Jim Sturgess) e Emma (Anne Hathaway), dois jovens completamente opostos que acabam marcando o dia 15 de julho como parte importante de suas vidas. Que a vida é cheia de altos e baixos nós sabemos, mas o que vemos aqui é uma enxurrada de situações tristes, que tocam nos corações mais frios, e que com certeza vai arrancar algumas lágrimas de quem assistir. (Juliana Melguiso)

Desejo e Reparação

Onde ver: Disponível para streaming no Telecine.

O diretor Joe Wright estava no auge da aclamação de Orgulho e Preconceito (um romance cheio de angústia, mas com final feliz!) quando se reuniu com Keira Knightley para fazer Desejo e Reparação, um drama de época muito mais cruel - e dono de um último ato que simplesmente despedaça o coração do espectador. Épico, sentido e responsável por revelar Saoirse Ronan como uma das melhores atrizes de sua geração, o longa merece muito ser visto (e só não diremos que merece ser revisto porque a primeira vez já doeu demais!). (Caio Coletti)

Titanic

Onde ver: Disponível para streaming no Star+.

É impossível ser fã de filmes de romance sem conhecer a história de Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet). Ou melhor, de Titanic, recordista de bilheteria e um dos únicos três filmes a vencer 11 Oscars. Neste épico, James Cameron usa a tragédia do navio que afundou no Oceano Atlântico para contar uma das histórias de amor mais famosas - e tristes! - do cinema mundial. (André Zuliani)

Nasce Uma Estrela

Onde ver: Disponível para streaming na Max.

Seja em sua primeira versão, ou na adaptação mais recente, a história de Nasce Uma Estrela é para destruir os corações dos mais apaixonados. No caso da versão com Lady Gaga e Bradley Cooper, quando um astro da música conhece uma jovem cantora em um restaurante, a vida de ambos muda para sempre. Porém, o conto de fadas começa a ruir quando o vício em álcool do homem, e o estrelato da jovem estrela da música, começam a bater de frente com a história de amor do casal. É pra pegar os lencinhos e se preparar para chorar tudo e mais um pouco! (Juliana Melguiso)

Loucamente Apaixonados

Onde ver: Disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais.

O feijão-com-arroz do diretor Drake Doremus são dramas românticos com protagonistas jovens metidos em circunstâncias corriqueiras que complicam a sua relação. Loucamente Apaixonados é talvez a melhor aplicação dessa fórmula até hoje, escalando os ótimos Anton Yelchin (saudades!) e Felicity Jones como um casal que tem sua paixão avassaladora impedida pela burocracia da imigração entre EUA e Reino Unido. Parece uma premissa boba, mas Doremus e seus atores fazem tudo ficar mais crível, mais íntimo, e por isso mais doloroso. (Caio Coletti)

Vidas Passadas

Onde ver: Disponível para streaming no Telecine.

Indicado em duas categorias no Oscar 2024, incluindo a de Melhor Filme, Vidas Passadas é capaz de acionar gatilhos até nos mais céticos com o amor. O longa de Celine Song conta a história de dois melhores amigos através dos anos e como a ilusão do “e se?” os assombra mesmo vivendo outros relacionamentos. Mesmo que não te faça derramar lágrimas, o longa certamente vai te tirar o fôlego em algumas cenas. (André Zuliani)

La La Land: Cantando Estações

Onde ver: Disponível para streaming no Star+, Prime Video e Telecine.

Às vezes, o relacionamento (aparentemente) perfeito termina, e a gente nunca supera. Fica ali uma pontada de saudade, de desejo e de amor. Às vezes pessoas são parte importantíssima da nossa vida por um tempo, e depois vão. A ideia de que o feliz para sempre harmoniza toda a nossa vida, que os sonhos se realizam sempre como achávamos que iam, é o que Damien Chazelle confronta em La La Land. A escolha do musical, o gênero mais fantasioso possível, para encenar o romance vivido por Emma Stone e Ryan Gosling é uma arma e uma armadilha - ele nos lembra como é voar pelo amor, mas também nos deixa vulnerável para a dose agridoce de realidade que vem depois. (Guilherme Jacobs)

Felizes Juntos

Onde ver: Disponível para streaming na MUBI.

Outro mestre dos romances não-consumados, não-convencionais ou pelo menos muito complicados é Wong Kar-wai, que virou sua lente para um casal gay refugiado na Argentina com o antológico Felizes Juntos. Se apoiando em Leslie Cheung e Tony Leung, que entregam interpretações brilhantes como um casal violentamente apaixonado, Kar-Wai cria mais um de seus romances atmosféricos capazes de enfeitiçar completamente o espectador. Quando o filme acabar, você vai estar chorando tanto pelo casal principal quanto por você mesmo, que não pode morar dentro do universo do longa. (Caio Coletti)

Retrato de uma Jovem em Chamas

Onde ver: Disponível para streaming no Telecine.

Um filme cheio de descoberta e transgressão graças à condução audaciosa da diretora Céline Sciamma, às vezes é fácil se esquecer que Retrato de uma Jovem em Chamas também é uma história bastante trágica. Sem fugir da dificuldade de viver um amor lésbico na época que retrata, o longa se permite liberdades e prazeres que camuflam um pouco a virada amarga que acontece no final. E é uma dica boa para quem quer passar o resto do mês suspirando por Noémie Merlant e Adèle Haenel. (Caio Coletti)

Meu Primeiro Amor

Onde ver: Disponível para streaming na Netflix.

Um dos romances clássicos do cinema, Meu Primeiro Amor já tem mais de três décadas, mas segue encantando qualquer um que o assista. Estrelado por Anna Chlumsky Macaulay Culkin (e Jamie Lee Curtis e Dan Aykroyd nos papéis adultos), o filme segue Vada Sultenfuss, uma garota de 11 anos obcecada pela morte - sua mãe morreu quando ela nasceu e seu pai é um agente funerário distante. Vada é apaixonada porseu professor de inglês, mas muito amiga de Thomas J. Sennett, um garoto alérgico a tudo. O final trágico dessa história traumatizou toda uma geração. (Pedro Henrique Ribeiro)

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.