Esta semana chega aos cinemas a adaptação de Doutor Sono, livro de Stephen King que serviu como sequência de sua obra de 1977, O Iluminado. Apesar do longa funcionar como um filme isolado, reviver a adaptação de Stanley Kubrick de 1980 ajuda a aproveitar ao máximo a experiência, e mesmo que não houvesse Doutor Sono, a recomendação de (re)assistir O Iluminado é sempre válida (o filme, inclusive, entrou na nossa lista de 31 longas essenciais do terror). Mas para quem não teve a oportunidade de conferir o antecessor, seguem abaixo alguns pontos que podem ajudar a entender novo o filme com Ewan McGregor:
[Spoilers apenas de O Iluminado abaixo]
O que é Doutor Sono
Não se preocupe, não vamos revelar o motivo pelo qual o livro de Stephen King se chama Doutor Sono, já que isso faz parte do novo longa dirigido por Mike Flanagan. Esse item é para explicar que Doutor Sono é o livro que Stephen King escreveu em 2013, que serve como sequência para o seu livro de 1977, O Iluminado.
O filme de Flanagan procura ser muito mais baseado no livro de King, mas ele é inevitavelmente uma sequência do filme de 1980, e por isso se baseia muito no que foi mostrado no longa de Stanley Kubrick. Apesar da versão cinematográfica do Iluminado ser muito diferente do livro (o que resultou em repetidas críticas de Stephen King em relação ao filme de 80), os dois têm a mesma premissa: Jack, um escritor, aceita o trabalho como cuidador de um hotel isolado durante a temporada de inverno, e leva sua esposa, Wendy, e seu filho, Dan, que possui certas poderes sobrenaturais. Gradualmente descendendo para um estado de insanidade, Jack se torna um perigo para seus familiares.
Quem é Danny Torrance
Doutor Sono foca na vida adulta de Danny Torrance, o pequeno garoto que passou pela experiência traumática retratada em O Iluminado. O garoto, que se muda com seu pai e mãe para o Hotel Overlook para o inverno, mostra ter certos poderes sobrenaturais, que permitem que ele se comunique telepaticamente com o cozinheiro do hotel, Hallorann.
Em O Iluminado, o pai de Dan (Danny Lloyd), Jack (Jack Nicholson) se torna cada vez mais agressivo conforme o tempo passa, até o dia em que ele perde a cabeça e tenta matar sua esposa, Wendy (Shelley DuVall) e seu filho com um machado. No fim do filme, Dan consegue enclausurar o pai no labirinto no exterior do hotel, e consegue escapar vivo com a sua mãe, deixando Jack para congelar sozinho na neve. A única vítima de Jack - além dele mesmo - é Halloran (Scatman Crothers), que retorna ao Overlook após sentir os apelos de Danny à distância e é rapidamente atacado por Jack.
Danny é um garoto reservado e está aprendendo a entender e lidar com os seus poderes sobrenaturais. Desde o começo do filme, ele apresenta um elemento sinistro em seu "amigo imaginário", Tony, que se expressa com uma voz estranha pelo próprio Danny. Em conversa com Hallorann, ele explica que Tony é "o pequeno garoto que mora na minha boca", descrevendo a interação deste modo: "é como se eu dormisse e ele me mostrasse coisas, e daí quando eu acordo, não lembro de tudo".
A Iluminação e o Hallorann
Apesar da iluminação não ser o foco do Iluminado e a loucura de Jack não ser diretamente relacionada a isso no longa de Kubrick, existe uma conversa que fala explicitamente sobre o significado dos poderes de Danny. Isso acontece na conversa entre Danny e Halloran, depois que os dois percebem conseguir conversar telepaticamente, e o cozinheiro do hotel explica: “existem muitas pessoas que tem a iluminação, mas a maioria nem sabe ou acredita".
Mesmo a conversa entre os dois mantém um mistério sobre estes poderes, mas é importante lembrar que Halloran explica que assim como pessoas, alguns lugares também iluminam: “E acho que você poderia dizer que o Hotel Overlook tem algo como isso, a iluminação”. Explicando que acontecimentos podem deixar traços para trás, Halloran diz que as pessoas iluminadas podem captar certos acontecimentos do passado, assim como acontecimentos do futuro. A conversa termina com o cozinheiro dizendo que "muitas coisas aconteceram neste hotel ao longo dos anos, e nem todas foram boas", antes de negar a Danny de que algo ruim aconteceu especificamente no quarto 237.
Os personagens do Hotel Overlook: Grady
No Iluminado, já na entrevista de emprego logo no começo do filme, Jack Torrance fica sabendo da história que assombra o Hotel Overlook, de que o último zelador (trabalho para qual Jack está aplicando), Delbert Grady, enlouqueceu e matou suas duas filhas - as gêmeas características que aparecem pelos corredores - e sua esposa. Na estadia, Jack chega a se encontrar com Grady no Salão Dourado, onde o antigo cuidador do hotel critica a postura do novo cuidador, que ainda não “deu um jeito” na sua família.
Os personagens do Hotel Overlook: Quarto 237
O quarto 237 é um dos locais mais assustadores do Hotel Overlook. Em O Iluminado, em certo momento, Danny entra no quarto misterioso, e sai do local com marcas de estrangulamento em seu pescoço, alegando que uma mulher o atacou. Quando Jack vai investigar o quarto, ele se encontra com uma jovem na banheira, que seduz Jack e o envolve em um abraço. Em um dos momentos mais icônicos do filme, Jack olha para o espelho e percebe que a figura é na realidade repulsante, e está apodrecendo e cheia de feridas.
Os personagens do Hotel Overlook: Lloyd
Outro indivíduo que se encontra com Jack durante a estadia no Overlook é Lloyd, funcionário do bar do Salão Dourado. Apesar de não ter grande importância na trama em si, Lloyd é um dos personagens que mais interage com Jack. O barman não faz muita coisa além de servir bebida ao pai de família, mas ele também ouve a confissão de que, um dia, três anos antes, Jack foi agressivo fisicamente com o seu filho.