Noah Baumbach retorna aos temas que tem explorado recentemente em sua carreira, mas de maneira mais incisiva e comercialmente abrangente, em While We're Young (2014).
Em sua nova comédia, o diretor de Frances Ha e Greenberg volta a discutir como é chegar a uma idade em que a pessoa ainda se vê como jovem, mas seu corpo, hábitos e conquistas dizem o contrário. A história acompanha um casal de 40 anos (Ben Stiller e Naomi Watts) que vive entre dois mundos. Seus melhores amigos entraram para o "culto dos bebês", algo que eles próprios não estão dispostos a fazer, pois preferem desfrutar de sua liberdade - mesmo que não tenham nada a fazer com ela.
while we're young
while we're young
Para preencher essa carência, entra em cena um segundo casal, 20 e poucos anos (Adam Driver e Amanda Seyfried), com um mundo de possibilidades à frente. São o estereótipo dos hipsters: curtem vinil, teclam em máquinas de escrever e preferem não saber algo a procurar no Google em um contexto social. Como uma Fonte da Juventude de chapéu e calças apertadas, os jovens reacendem algo adormecido no casal quarentão.
Baumbach discute as diferenças fundamentais entre as gerações com eloquência. Como os dois protagonistas são documentaristas (as mulheres têm espaço importante no filme, mas ele é essencialmente masculino), discute-se esse cerne do filme através das diferenças de abordagem do que deve ser um documentário. Enquanto Stiller tenta preservar a pureza da verdade, Driver acredita que a jornada é mais importante que o desinteressante destino.
Como é de costume, Baumbach extrai atuações excelentes de seu elenco. Stiller faz aqui seu melhor trabalho em anos. Já Driver, que simplesmente ainda não errou na carreira, está mais carismático do que nunca. Watts tem espaço para mostrar um lado mais leve, enquanto Seyfried fica um pouco de canto, por sua personagem estar sempre oculta pelo brilho do namorado, claramente a força motriz do casal.
Em sua própria busca, o cineasta encadeia uma série de discussões divertidas, como a maneira com que lidamos com nostalgia, por exemplo. Enquanto os mais novos se apropriam de referências e celebram o que passou, os que realmente viveram outras épocas sentem-se incomodados por dividir algo que sequer estão vivendo mais com quem veio depois.
Engraçado, inteligente e honesto, While We're Young trafega na interseção dessas duas gerações, sem fazer juízo moral de nenhuma.
Ano: 2014
País: EUA
Classificação: 12 anos
Duração: 94 min min
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.