Poucos jeitos de recriar jogos clássicos têm tanto charme quanto o que se convencionou chamar de “remake HD-2D”, em que personagens 2D desenhados em pixel art se movimentam e interagem em um cenário renderizado em 3D. A Square Enix ajudou a popularizar o formato com séries de RPGs como Octopath Traveler, e agora dá este mesmo tratamento a Dragon Quest III, o que deu um charme mais do que especial a este jogo.
Esta prévia, baseada nas primeiras horas do jogo final, a qual The Enemy recebeu antecipadamente da Square Enix, mostra como a aventura clássica de 1992 ganhou nova vida com cenários refeitos e efeitos de iluminação modernos.
Perambular pelo mundo do jogo, suas florestas, masmorras, vilarejos e castelos é deslumbrante, fazendo você parar para apreciar cada cenário que parece ter sido feito com um nível de detalhe quase artesanal.
Como em quase todo JRPG do início dos anos 1990, DQIII permite que você viaje pelo mundo já nos primeiros minutos, e a maior recompensa por procurar em cada canto do mapa é justamente descobrir locais ocultos ou se deparar com belas vistas, especialmente levando em conta o ciclo de dia e noite do jogo. Essa função, que já existia na versão original, determinava quando certos personagens e monstros apareciam em cidades e no mapa. Agora, essa parte pratica é complementada pelo visual, no qual o nascer e o pôr do sol no mapa são um charme à parte.
Dragon Quest III conta a história de um herói encarregado de derrotar Baramos, um demônio que planeja dominar o mundo. O pai do protagonista, Ortega, partiu com a mesma missão, mas foi dado como morto. Para evitar este mesmo fim, o novo herói é acompanhado de um grupo que ele pode recrutar como quiser.
Esse pretexto serve para apresentar um dos pilares de Dragon Quest III: a capacidade de mudar de classes. Você pode recrutar personagens, customizar seu visual, atributos iniciais, e até mesmo alterar a classe deles depois de um determinado ponto da história.
Essa novidade, que foi uma revolução no sistema clássico de JRPGs, é complementada com boas opções de acessibilidade para fazer as lutas ficarem mais rápidas e menos tediosas. Dragon Quest sempre ficou conhecido por ser o mais conservador entre seus pares de gênero, optando por uma aventura simples em que não há muitos subterfúgios para vencer além de subir de nível enfrentando muitos monstros pelo caminho.
A nova versão conta com aceleradores de velocidade da batalha, o que por si só já ajuda muito todo esse processo. Outra funcionalidade que também vem de jogos mais recentes é poder programar o comportamento dos lutadores, dando ordens simples como priorizar a cura ou ser econômico com recursos.
Assim, você pode apertar apenas o comando de lutar e toda a equipe faz o resto. Isso é especialmente útil nos momentos de ‘grind’, em que você precisa repetir encontros aleatórios para subir de nível.
Dragon Quest III HD-2D chega em 14 de novembro para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.