Tudo sobreMortal Kombat
A série Mortal Kombat começou há mais de 30 anos, em 1992. O primeiro jogo sacudiu o mercado dos games no início da década de 1990 ao incorporar violência gráfica (com abundância de sangue) ao gênero dos jogos de luta, atraindo um público mais adulto.
A franquia foi criada por Ed Boon e John Tobias, que colocaram o primeiro fliperama nas lojas em 1992. Depois disso, o título migrou para os consoles e, alguns anos depois, a franquia começou a gerar filmes, séries, bonecos e até mesmo histórias em quadrinhos.
O primeiro game chamou atenção também por empregar uma técnica — de maneira aprimorada — que havia sido explorada anteriormente no game Pit Fighter: a digitalização de atores para interpretar os personagens, gerando "sprites" realistas (os quadros da animação de lutadores).
Esses personagens exóticos (a primeira leva era composta por Liu Kang, Johnny Cage, Sonya, Kano, Sub-Zero, Scorpion e Rayden, além dos não-jogáveis Goro, Shang Tsung e Reptile) possuíam segmentos especiais de animação, chamados "Fatalities", que consistiam em golpes fulminantes de finalização, para ilustrar o final do confronto.
O game também popularizou os "easter eggs", as supresas escondidas que se tornaram tão comuns nos jogos eletrônicos. Personagens secretos e situações que dependiam da troca de informações entre os jogadores para sua execução, como os "Fatalities", logo a tornaram uma das máquinas mais comentadas do mundo.
A existência dessas surpresas iniciou também uma série de boatos a respeito do título. Mortal Kombat era o campeão das "lendas de arcade", com pessoas jurando que podiam-se destravar ainda mais personagens secretos, que os cenários sofriam alterações e etc... Enquanto isso, as fichas iam sendo consumidas.
Tais marcas continuaram ao longo das duas décadas de Mortal Kombat, sendo melhoradas (ou pioradas, no caso dos infames "babality" ou "friendship") nos games seguintes.
Em 2011, depois de mais de uma década tentando emplacar, sem sucesso, jogos de luta no formato 3D, o título retornou ao 2D tradicional, com personagens em 3D (no estilo de Street Fighter IV) e também um novo sistema de combos. Esse é o formato seguido até hoje pelos novos jogos da franquia.