HQ/Livros

Crítica

HQs brasileiras | Bear, Dupin, Shut up and Listen e Guia Culinário do Falido

O espaço dedicado a dicas de HQs nacionais está de volta ao Omelete

27.02.2016, às 18H43.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 05H11

Bear (Nemo), de Bianca Pinheiro - 4 ovos 
Por Marcelo Forlani 

None

Imagine uma criança de uns cinco a sete anos entrando na caverna de um urso. Em qualquer lugar normal ou no último filme do DiCaprio, é receita para catástrofe. No caso de Bear, HQ que Bianca Pinheiro lança 1 página por semana na internet e depois a Nemo compila (já foram dois álbuns), o resultado é uma deliciosa aventura destes dois personagens em busca dos pais da menina. A fofura dos desenhos de Bianca casa com as referências pop que ela joga na história como se fosse a coisa mais normal. Bom, para uma história em que capivaras são donas de bares no meio da estrada, tudo pode ser considerado normal, né? 

Leia no Social Comics - Bear Volume 1 | Bear Volume 2 

Dupin (Zarabatana), de Leandro Melite - 5 ovos 
Por Marcelo Forlani 

None

Leandro Melite pega o conto Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe, e transforma em uma das melhores HQs recentes. No lugar do detetive francês precursor de Sherlock Holmes, está o adolescente português Gustave Chevalier, que vem ao Brasil depois da morte de seu pai para morar na casa de sua tia, viúva recém-(re)casada com um detetive e mãe de Eduard, que sofre com o padrasto. A morte de duas mulheres, mãe e filha, une os primos tanto quanto os action figures de heróis, que são brilhantemente usados como testemunhas para o brutal assassinato que os dois vão investigar. 

Site Oficial

Shut up and Listen, de Daniel Bretas - 3 ovos
Por Érico Assis 

None

Quem já leu Starmind deve saber que Daniel Bretas – ou Toppera-TPR, ou Máquina Sem Tempo, como também assina – é um monstro no desenho. Shut up and listen é uma coleção de quatro histórias para curtir a arte do quadrinista mineiro: às vezes super detalhista, às vezes estilizada no ponto certo, conforme a narrativa pede. A inspiração declarada para a coleção está nos mangás, mas naqueles com toques existencialistas. Numa das histórias, um garoto maior que os prédios da cidade tenta resolver seu “coração grande”. Em outra, um homem assiste insetos na TV e na sua vida. Os roteiros pecam um pouco nos diálogos, muito duros, e nos finais abertos, abruptos, de contos que você acha que poderia tirar mais. Mas continua interessante acompanhar a trajetória do promissor desenhista.

Leia Shut Up and Listen no Social Comics 

None

Guia Culinário do Falido (Balão Literário), de Leo Finocchi, Marília Bruno, Samanta Flôor, Felipe 5Horas e Fernanda Chiella (texto e arte) - 3 ovos
Por Marcelo Forlani 

Antes do Master Chef invadir as telinhas daqui, um programa culinário já chamava atenção no Canal Brasil: Larica Total. Imbuídos do espírito indie-fodido-de-grana encarnado tantas vezes pelo personagem Paulo Oliveira (interpretado por Paulo Tiefenthaler) cinco quadrinistas retratam nesta HQ suas aventuras na cozinha. Mas não é aquele lugar maculado, com geladeira de inox e facas impecáveis. Estamos falando da malemolência brasileira que permite criar um prato capaz de matar a fome mesmo quando não se tem praticamente nada na geladeira ou dispensa. Leitura fast food de digestão fácil e diversão garantida. 

Leia Guia Culinário do Falido no Social Comics

Leia outras dicas de HQs brasileiras

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.