Filmes

Crítica

Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal | Crítica

Nova abordagem tenta dar sobrevida à franquia de terror

17.10.2014, às 14H22.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H27

Os últimos filmes da franquia Atividade Paranormal não conseguiram assustar, nem dar continuidade à história proposta pelos dois primeiros. O quinto longa da franquia, Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal, continua sem aterrorizar ou causar a tensão, mas conecta o enredo iniciado de forma amadora por Oren Peli em 2007.

atividade-paranormal

None

Até agora, não haviam conseguido unir todas as ideias da série. Os assuntos eram jogados e os fantasmas apresentados sem preocupação com o todo. Agora, no meio de infinitos sustos previsíveis e atores ruins, o roteiro de Marcados pelo Mal conecta as tramas sem parecer forçado. A mudança de ambiente ajuda a se distanciar das histórias anteriores e dá coerência a 'mitologia' de Atividade Paranormal.

Os acertos, no entanto, se limitam a esta conexão. A opção de colocar um núcleo latino e uma nova religião muda a abordagem, mas se perde ao incluir super poderes na trama. Jesse (Andrew Jacobs), o protagonista do longa, parece muito mais um mutante do que um possuído. Por vezes, toda a maldição é usada a seu favor, lembrando cenas e a atuação de Dean DeHaan em Poder Sem Limites. No lugar do suspense pelo desconhecido há uma surpresa positiva nos poderes de Jesse - por mais que a resolução traga novos contornos à história.

E mesmo com todas essas mudanças, a estética da franquia segue inalterada. Tirando detalhes como a câmera GoPro ou algum smartphone, o estilo segue a risca a fotografia dos outros filmes. Nem mesmo a inerente subjetividade atrelada a câmera de mão é executada bem, visto que não há sustos genuínos em Marcados Pelo Mal. Assim, sem suspense ou terror, não há terror que se sustente.

No fim, Marcados Pelo Mal faz um bom serviço à franquia e a seus fãs, mas não eleva a qualidade da série. O primeiro Atividade Paranormal assustava pelo amadorismo e a aposta no desconhecido, na penumbra que os quartos e janelas ofereciam. Já no segundo filme essa proposta se esvaiu, transformando a franquia num subproduto de horror. Agora, há uma história coerente, mas que não completa seu objetivo inicial: assustar.

Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal | Cinemas e horários
Leia mais sobre Atividade Paranormal

Nota do Crítico
Regular
Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal
Paranormal Activity: The Marked Ones
Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal
Paranormal Activity: The Marked Ones

Ano: 2014

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 84 min

Direção: Christopher B. Landon

Roteiro: Christopher B. Landon

Elenco: Richard Cabral, Carlos Pratts, Eddie J. Fernandez, Jorge Diaz, David Fernandez Jr., Molly Ephraim, Katie Featherston, Andrew Jacobson, Crystal Santos, Catherine Toribio

Onde assistir:
Oferecido por

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.