O Departamento de Justiça da Califórnia anunciou que 14 criminosos foram presos e dez vítimas foram resgatadas em uma operação contra uma quadrilha de tráfico humano realizada durante a San Diego Comic-Con 2024, que aconteceu no último fim de semana. A informação é do THR.
De acordo com as autoridades, não é incomum que quadrilhas de tráfico humano, e especialmente tráfico sexual, se aproveitem de grandes eventos para realizar suas operações, encobertas pela maior circulação de pessoas. O delegado-geral da Califórnia, Rob Ronta, comemorou as prisões.
"Essa operação da polícia manda uma mensagem clara para outros potenciais criminosos: o seu comportamento não será tolerado. Agradeço aos nossos parceiros dedicados da Força-Tarefa Anti-Tráfico Humano de San Diego, cuja colaboração foi essencial para o sucesso da operação. Temos muito orgulho de defender os californianos mais vulneráveis, oferecendo assistência quando eles mais precisam", comentou o delegado.
Ainda segundo o THR, a operação da polícia consistiu em disfarçar vários oficiais como potenciais clientes dessa quadrilha de tráfico humano, assim realizando as prisões em flagrante. As autoridades também postaram anúncios anônimos em sistemas clandestinos para atrair a quadrilha.
Entre as vítimas resgatadas pela polícia, nove eram adultas e uma era uma adolescente de 16 anos. Todas as vítimas foram encaminhadas para sistemas de suporte e assistência social de San Diego, que as ajudarão a se reinserir na sociedade com o tempo.
A San Diego Comic-Con 2024 atraiu mais de 100 mil pessoas para a área da cidade californiana entre os dias 25 e 28 de julho. Confira a cobertura completa do evento no Omelete.